Skip to content →

O sistema operativo é estavel?

Sim…

Por baixo do capot existe um UNIX com um Kernel Mach 3.0 e uma variante topo-de-gama do FreeBSD5… Se não percebeu nada…descanse… é estável.  Mais estável do que qualquer outra coisa que já usou.

O sistema e aplicações são independentes não sendo necessáro o tradicional registo (Regitry) do Windows ou DLLs partilhados. As bibliotecas partilhadas estão instaladas no sistema de forma modular (não estão integradas) o que significa que qualquer erro destas derivado ao um programa mal comportado não corromperá o ssitema operativo em si, sem Ecrãs azuis e sem necessidade de restart após instalar aquele programa…

Por outro lado a arquitectura do computador Apple assegura a melhor combinação hardware/software do mercado, já que todo o hardware é seleccionado e posto à prova assim como as drivers que o ligam ao sistema. O windows por ser uma plataforma aberta autoriza a instalação de qualquer hardware, independentemente da qualidade das drivers… sendo isto a principal causa de instabilidade…

Para realizar alterações a nível de sistema é necessário a introdução da password do administrador, ou seja terá a plena consciência de que o estará a fazer. No caso do Windows a utilização de contas de administrador por defeito é uma das principais causas de instabilidade do sistema já que qualuqer alteração no sistema operativo é sempre autorizada, sem qualquer questão. Este também é um dos principais motivos pelos quais os virus são mais letais nestas plataformas já que com esta autorização tácita são livres de provocar qualquer estrago.

Published in Dúvidas e dicas

Comments

Leave a Reply