Skip to content →

Engenharia Civil também gosta de macs

imagem aleatória dos nossos switchers

É um descanso.. e uma maravilha para os sentidos, (também muito agradável ao tacto..)

  • fotografia do entrevistado
  • Nick: margarida46
  • Outros contactos:
  • Modelo principal:
  • iMac Core Duo

  • Outros modelos usados
  • Computador com windows

  • Software mencionado:
  • Excel; Word

iSwitch(i): Há quanto tempo pensava em adquirir um mac?

margarida46 (m): Um ano e meio.

i:O que fez decidir-se?

m:A necessidade inadiável de comprar um computador novo.

i: Qual o modelo? porquê?

m: iMac 17” Intel Core 2 Duo, 2GHz, 1 GB RAM .

Para a utilização que lhe dou, parece-me o mais adequado – é principalmente para navegar pela Internet, para gerir fotografias e música.

i: É utilizadora de mac a tempo inteiro?

m: Não.

i: O que o faz manter as ligações ao windows?

m: Trabalho; amigos que o têm.

i: Que aplicações usa normalmente?

m: Excel; Word ; Software Nokia para gerir fotografias; Autocad ( estes dois últimos em Windows )

i: Qual foi a sua primeira dificuldade?

m: Abrir ficheiros apenas a clicar com o rato ( ainda hoje me acontece , e utilizo o botão direito do rato para abrir o menu e escolher “abrir “ ; descobrir onde estão; configurar o rato.

i: Alguma vez pensou que tinha feito asneira da grossa? em que situação?

m: Quando instalei o BootCamp , fiquei sem computador. Só tinha um écran negro a dizer

“ No bootable device. Insert a bootable disk and press enter “, mesmo reiniciando o computador. “ . Foi um susto terrível, mas que se resolveu com um telefonema para a Apple Center, e para o qual também encontrei a solução numa Mailing List que subscrevo.

i: E o próximo computador? será mac?

m: Sim.

i: Diga uma coisa positiva sobre o sistema…

m: É o computador mais bonito que conheço, e o sistema operativo é impecável. Mais rápido, mais eficiente, simples, sem problemas de segurança, virus, adwares, e por aí fora. É um descanso.. e uma maravilha para os sentidos, (também muito agradável ao tacto..). O novo Leopard então é uma verdadeira delícia..

i: … e negativa?

m: Preços..pouca literatura acerca do MAC, poucas pessoas percebem do assunto quando se trata por exemplo de configurar alguma coisa relacionada com configurações de correios e outras. (Mas isso está a mudar, penso..)

i:Aconselha os seus familiares e amigos mais chegados a mudar?

m: Sim, sem dúvida.

i: E o futuro, o que vai trazer?

m: Aí está uma boa pergunta.. quando eu era miúda, computadores havia , mas eram coisas relacionadas com a NASA, e cientistas, não para pessoas comuns..o primeiro computador que eu vi, era uma coisa maior do que uma máquina de costura das antigas, com aí 1,80 m de altura,em que se utilizava um grande rolo de papel para escrever e comunicar com a máquina, que demorava imenso tempo a responder… tinha um teclado enorme tipo máquina de escrever.. as pessoas mais novas nem têm a noção do que a Humanidade evoluiu em termos de tecnologia.. se há trinta anos alguém nos dissesse que hoje iríamos ter um telefone com câmara fotográfica e de vídeo, que envia mensagens, pouco maior do que um maço de tabaco, no bolso, ninguém acreditava ou pensava que fosse possível..

Já quase acredito que tudo é possível. No futuro talvez se passe tudo no espaço, com hologramas, ou quem sabe mesmo já nos teletransportamos para os sítios… ( muita televisão…).

Numa perspectiva mais pessimista, se calhar as catástrofes climatéricas vão ser tão graves que não vamos ter tempo para nos dedicar aos computadores, mas sim apenas sobreviver, nos aspectos mais básicos…

Published in Entrevistas

Comments

Leave a Reply