Skip to content →

Aqui estuda-se Design gráfico multimédia

imagem aleatória dos nossos switchers

(…)e pensei: isto até é bonito mas é uma marca de geeks e fanáticos (…)

  • fotografia do entrevistado
  • Nick: 3dhouse
  • Outros contactos:
  • Fotolog
    Studios3dhouse
  • Modelo principal:
  • Macbook Core 2 Duo

  • Outros modelos usados
  • Desktop Windows

  • Software mencionado:
  • Photshop, Flash, Dreamweaver, Illustrator, Indesign, Premiere, Adium, Camino, iTunes, iPhoto, iMovie, iWeb, Keynote, Office 2004

iSwitch (i) : Há quanto tempo pensava em adquirir um mac?

3dhouse (3dh): Confesso que quando comprei o meu portátil em 2005 olhava um bocado de canto para os mac’s. Havia uma colega de curso que tinha um e a certa altura foi lá a casa fazer

um trabalho com um amigo meu e mostrou-me de relance as funcionalidades. Olhei para o computador (ibook) e pensei: “isto até é bonito mas é uma marca de geeks e fanáticos”

Pedi-lhe na altura para me instalar no mac o 3ds max (programa que ainda não está disponível para mac os x) e ela disse que não dava, porque o sistema não funcionava com os “exe” do Windows. Logo ali a Apple ficou na minha lista negra tornando-me numa espécie de mac hater (não acérrimo, mas pensava o windows faz tudo o que o mac faz e ainda faz mais).

No início deste ano (2007) aquando do lançamento do Windows Vista vi um vídeo no YouTube em que a Microsoft tinha copiado as características do Tiger. Bem, farto do XP até à cabeça e com o meu computador a dar problemas (crashes e random shutdowns) enquanto trabalhava, ganhei uma espécie de ódio de estimação á MS. Pesquisei um pouco e decidi lançar-me à aventura.

i: O que fez decidir-se?

3dh: Problemas constantes com o Windows que me devorava a memória toda enquanto trabalhava em programas pesados. E depois de experimentar o Vista foi o ponto de viragem. Aquele sistema é só “fogo de vista” e para mim o sistema operativo tem de ser leve, prático e extremamente funcional.

i: Qual o modelo? porquê?

3dh: Como levo uma vida bastante nómada. Sempre a andar de um lado para o outro, mostrar trabalho a professores e clientes, a única solução era um portátil. Visto a gama de portáteis da Apple cingir-se ao MacBook e ao MacBook Pro, pensei nestes dois modelos. Mas por razões financeiras a segunda opção foi descartada logo à partida. O macBook chegava para aquilo que eu queria (Bom processador, 2GB de memória para mim são suficientes, elevada capacidade de autonomia), contudo, só falhava na placa gráfica. Como não sou adepto de jogos no computador (apenas o Football Manager) e como só faço coisas básicas em edição vídeo e que não requer uma placa fenomenal, a do MacBook chegava. Além de achar o MacBook mais bonito que o Pro.

i: É utilizador de mac a tempo inteiro?

3dh: Quem é? Precisamos sempre do Windows para correr programa X ou Y.

i: O que o faz manter as ligações ao windows?

3dh: No meu caso uso-o para trabalhar em 3ds max e para e-mules e afins ou algum jogo.

i: Que aplicações usa normalmente?

3dh: A compra do mac deveu-se exclusivamente para trabalhar. Portanto uso o Photshop, Flash, Dreamweaver, Illustrator, Indesign, Premiere, Adium, Camino, iTunes, iPhoto, iMovie, iWeb, Keynote, Office 2004 etc

i: Qual foi a sua primeira dificuldade?

3dh: Desabituar-me do Windows. O facto de só haver um botão no Trackpad do MacBook foi uma confusão… mas nada de mais, com o tempo vamo-nos habituando.

i: Alguma vez pensou que tinha feito asneira da grossa? em que situação?

3dh: Até agora não. Ainda não instalei o Windows nem alterei definições avançadas e as coisas que faço são básicas e rotineiras. E adquiri o computador a muito pouco tempo.

i: E o próximo computador? será mac?

3dh: Talvez. Se for um computador pessoal e se a Apple continuar com o grau de qualidade que tem vindo a manter, sim. Contudo, se o computador for para a empresa que virei a montar e se por algum motivo precisar de montar uma máquina personalizada talvez compre um windows. Mas o meu sonho é ter um MacPro na secretária ao lado de um Cinema Display.

i: Diga uma coisa positiva sobre o sistema…

3dh: A qualidade da imagem, a interface deslumbrante, o facto de o OS não comer muitos recursos e a facilidade com que se aprende (mesmo com alguns vicios)

i: Negativa…

3dh: Bem o facto de haver poucos jogos a mim não me preocupa muito. Mas só o facto de não haver o 3ds max para OS X é a única coisa que tenho a apontar. Mas neste caso a falha é da Autodesk.

i: Aconselha os seus familiares e amigos mais chegados a mudar?

3dh: Já tentei minar a cabeça à minha mãe para vender o computador de casa e comprar um mac mini para ela, mas sem efeito. Ela até disse “Que computador bonito ficava mesmo bem”, mas como vou estar no estrangeiro e se ela decidir comprar um computador vai comprar um windows. Não por culpa dela, mas já sei que se for a uma loja de informática (pequena ou grandes superfícies) lhe vão aconselhar um PC. Isto de facto é uma coisa que me irrita, todos os funcionários das lojas de informática falam mal do mac sem terem conhecimento prático ou mesmo intelectual sobre o mesmo e ainda continuam a salientar mitos que já não são verdade, como o facto de ficar sem aplicações que correm apenas no Windows. Por um lado é mau porque não faz crescer o market share da Apple o que podia fazer com que o software para OS X aumentasse e melhorasse. Por outro lado é bom que se mantenha assim, já que não despertamos muita curiosidade de hackers e outros perigos que só atingem o Windows.

Tentei ainda convencer um amigo, que esteve quase para comprar. Mas o facto de não ter jogos e do computador não ter as características que ele pretendia por aquele preço fez com que comprasse um PC.

i: E o futuro, o que vai trazer?

3dh: Para já o Leopard!!! Estou ansioso que saia. Acredito que possa ser o ponto de viragem da Apple a seguir à transição para Intel. Com um bom marketing direccionado para Windows Users a Apple poderá fazer concorrência a sério com o Windows. De resto, a Apple vai continuar a ser uma das pioneiras da inovação informática

Published in Entrevistas

Comments

Leave a Reply