Skip to content →

Investigação científica e programação

imagem aleatória dos nossos switchers

A razão final foi a curiosidade com esse sistema operativo que é o Mac OS X

  • fotografia do entrevistado
  • Nick: BlackRiver
  • Outros contactos:
  • Modelo principal:
  • Macbook Core 2 Duo

  • Outros modelos usados
  • Usa Linux e Windows

  • Software mencionado:
  • Matlab, LyX e NetBeans. Safari, iTunes, iPhoto, iCal, Mail, Xcode, Address Book, Adium, iWork, LyX, FireFox, Cyberduck e NeoOffice. Para uso com o MacOS os meus favoritos são o QuickSilver, o smcFanControl e o VirtueDesktops.

Profissão em que usa o mac: Investigação científica

iSwitch: Há quanto tempo pensava em adquirir um mac?

No tempo dos iBook e lembro-me de ter pensado: “Que portáteis pequenos a um preço acessivel!” Na altura eu ainda não estava a ponderar comprar um portátil novo mas o facto de serem PowerPC e a minha falta de conhecimento sobre o software existente para Mac poderiam levar-me a não comprar Mac se precisasse.

i:O que fez decidir-se?

Veio a necessidade de comprar um portátil novo em finais de 2006 e como tal andei a investigar novamente os portáteis da Apple pois já tinham migrado para Intel. Desta vez já tinha realizado uma investigação extensa sobre o software existente para Mac que poderia substituir o que eu costumava usar em Windows. Por outro lado eu teria sempre uma rede de segurança que era o Windows: se precisasse de usar uma aplicação exclusivamente do Windows já poderia instalá-lo no Mac. A razão final foi a curiosidade com esse sistema operativo que é o Mac OS X: estável, seguro e com aparência agradável.

i:Qual o modelo? porquê?

MacBook C2D 2.0 White (Rev. B). Principalmente porque tinha que ser portátil. O MacBook Pro apesar de ser melhor era também maior, mais caro e eu não daria uso, por exemplo, à sua placa gráfica dedicada. Por outro lado, o valor acrescentado que o Black acrescentava face ao White não justificava a diferença de preço.

i:É utilizador de mac a tempo inteiro?

Infelizmente não. No meu trabalho ainda preciso de usar Windows e Linux regularmente.

i:O que o faz manter as ligações ao windows?

O meu trabalho no qual uso software que corre exclusivamente em Windows e o facto de o meu computador fixo no trabalho ser um PC.

i:Que aplicações usa normalmente?

Tantas! Para trabalho uso Matlab, LyX e NetBeans. Para uso pessoal Safari, iTunes, iPhoto, iCal, Mail, Xcode, Address Book, Adium, iWork, LyX, FireFox, Cyberduck e NeoOffice. Para uso com o MacOS os meus favoritos são o QuickSilver, o smcFanControl e o VirtueDesktops.

i:Qual foi a sua primeira dificuldade?

Adaptar-me ao teclado que tem as teclas diferentes do que eu estava habituado, e os atalhos também são diferentes, e habituar-me ao touchpad que ainda hoje não me habituei completamente. A minha primeira grande dificuldade com o teclado foi descobrir onde estavam os [] e os {}… ainda por cima não tinha net para me ajudar…

i:Alguma vez pensou que tinha feito asneira da grossa? em que situação?

Na primeira semana em que tive o portátil recordo-me vagamente de ter lido que quando fecho a tampa do portátil devo aguardar que o LED branco fique intermitente (indicando que ele está em sleep) antes de mexer o portátil de um lado para o outro. Uma semana depois de ter lido isto fechei a tampa, não liguei à luz e peguei no portátil para o levar do quarto para a sala. Quando lá cheguei levantei a tampa mas o portátil não acordou… Foi neste momento que pensei que tinha feito asneira da grossa… mas bastou pressionar o botão ON/OFF para o desligar e voltar a ligar e tudo voltou ao normal. Deve ter crashado… mas tenho que referir que já tenho o computador há 9 meses e só me crashou 2 vezes no primeiro mês, esta e outra duas semanas depois.

i:E o próximo computador? será mac?

Definitivamente. Estou a gostar muito da experiência.

i:Diga uma coisa positiva sobre o sistema…

Só uma? É difícil escolher, mas cá vai a que penso que seja a melhor (para mim): não tenho que me preocupar com a administração do sistema como eu tinha que me preocupar em Windows. É fácil instalar/desinstalar software, não tenho que andar sempre a fazer update ao anti-virus, não tenho que me preocupar que o sistema vá congelar a todo o momento…

i:… e negativa?

Sobre o sistema não me ocorre nada. Tenho é pena que nem todas as empresas que desenvolvem software estejam a considerar o Mac como uma plataforma para os seus produtos.

i:Aconselha os seus familiares e amigos mais chegados a mudar?

Sim, sem dúvida. Mas ainda não convenci ninguém que o preço ligeiramente superior que se paga por um Mac face a um PC é largamente compensado pelas dores de cabeça que não se têm ao usá-lo.

i:E o futuro, o que vai trazer?

Espero sinceramente que as empresas comecem a migrar as suas aplicações para Mac e apareça mais software para Mac OS.

Published in Entrevistas

Comments

Leave a Reply