Skip to content →

Isto é só para lazer…

imagem aleatória dos nossos switchers

Como poderia instalar Windows pelo bootcamp caso não me adaptasse deu-me mais segurança para fazer a compra

  • fotografia do entrevistado
  • Nick: Cyber
  • Outros contactos:
  • Bruno Fortunato
  • Modelo principal:
  • Macbook Core 2 Duo

  • Outros modelos usados
  • Software mencionado:
  • itunes, o firefox, o Word, o iphoto

iSwitch (i): Há quanto tempo pensava em adquirir um mac?

Cyber (C): Adquirir um Mac nunca foi uma ideia fixa minha, quis a uns anos um ibook, mas depois a ideia acabou por me passar e continuei com os computadores comuns. Mas a Apple sempre me chamou a atenção pelo design dos seus computadores, mas sempre tive a ideia que eram muito caros, logo nunca criei maior interesse em adquirir um Apple.

Até ao ano passado, que precisava de por o meu computador para a “reserva”, e quis comprar um portátil, e enquanto andava a procura pela secção dos portáteis num site de uma loja encontrei os macbook’s…

i: O que fez decidir-se?

C: Vários factores, os mais importantes foram: O preço, pois andava a ver portáteis que não fossem muito caros, pois para o que iria usar não seria preciso uma grande máquina, e vi o macbook e fiquei rendido e decidi logo, iria ser aquele que ia comprar.

E também como já estava farto do ambiente do XP e queria algo diferente, isso ajudou ainda um bocado na decisão. E depois como poderia instalar Windows pelo bootcamp caso não me adaptasse deu-me mais segurança para fazer a compra.

i: Qual o modelo? Porquê?

C: O macbook (non-pro) porque queria mesmo portátil, não computador de secretaria, queria a liberdade de puder levar o computador para onde quisesse e for necessário. O motivo de ser “non-pro” é porque para as funções que iria usar o portátil não seria necessário um “pro”.

i: É utilizador de mac a tempo inteiro?

C: Acho que posso dizer que sim, claro que ainda tenho que por vezes recorrer a Windows, mas maior parte do tempo uso Mac.

i: O que o faz manter as ligações ao windows?

C: Apenas em sítios em que não tenha o meu macbook e apenas haja computadores com Windows tenha que usar então Windows. Ao principio quando adquiri o Mac recorria mais ao Windows devido a incompatibilidades visto não conhecer muitos programas que conheço agora, agora é muito mais fácil contornar essas incompatibilidades.

i: Que aplicações usa normalmente?

C: Normalmente uso mais o itunes, o firefox, o Word, o iphoto, entre outras que uso ocasionalmente quando é necessário. Enfim, é o “normal”, não uso grandes programas profissionais porque não tenho necessidade disso, como disse antes, uso mais o Mac por motivos de lazer.

i: Qual foi a sua primeira dificuldade?

C: Não me recordo de nenhuma dificuldade especifica, também já lá vai um ano, mas tive uma dificuldade “geral”, em tudo, nas configurações, no ambiente do OSX, nos programas usados, etc. Mas só requeria mesmo hábito, porque foram muitos, muitos anos sempre em Windows, sempre vi e conheci computadores com Windows, Apple só via em fotografias, nunca tinha experimentado nenhum SO da apple.

i: Alguma vez pensou que tinha feito asneira da grossa? em que situação?

C: Que me recorde não, mas talvez no inicio tenha ficado um bocado baralhado com algumas coisas e não sabia bem se estava a fazer bem ou mal.

i: E o próximo computador? será mac?

C: Quase de certeza, e provavelmente um portátil novamente, mas se calhar já opto por um “pro”, conforme as necessidades e finalidade do portatil na altura. Embora também goste bastante dos imac´s.

i: Diga uma coisa positiva sobre o sistema…

C: há realmente bastantes, mas as que dou maior importância são: a segurança, o facto de não ter tanta preocupação com vírus, spyware’s, e todas as outras coisas más acabadas em “ware”, e não ter que instalar montes de programas para tentar proteger o computador, é uma grande vantagem. E também o aspecto do sistema operativo que é bastante agradável, é sempre bom ter um ambiente de trabalho agradável.

i: … e negativa?

C: Negativo, não assim muita coisa de apontar negativamente, pelo menos eu não acho. Só para quem faz o switch requer algum habito e também paciência para aprender a lidar com o novo sistema operativo até ai desconhecido.

i: Aconselha os seus familiares e amigos mais chegados a mudar?

C: Sempre. Sempre que calha em conversa falar de computadores ou alguém me diz que está a pensar em comprar um novo computador eu digo “ porque não experimentas um Mac?!”

i: E o futuro, o que vai trazer?

C: Gostaria que trouxesse o iphone, mas com tanta demora em datas de lançamento em Portugal, talvez me fique por um ipod e daqui a uns tempos(quando necessario), um novo mac

Published in Entrevistas

Comments

Leave a Reply