Skip to content →

Aprender direito com linhas tort…fluidas!

imagem aleatória dos nossos switchers

Há certos hábitos que ganhei neste sistema que faz com que dificilmente volte a pensar noutra alternativa

  • fotografia do entrevistado
  • Nick: Oldman
  • Outros contactos:
  • Estudante de Artes Digitais e Multimédia @ ESAD
    weknowyousuck
  • Modelo principal:
  • Macbook Pro Core 2 Duo

  • Outros modelos usados
  • .

  • Software mencionado:
  • Mail, Vienna, Safari, Adium, iTunes, Photoshop, Illustrator e GarageBand.

iSwitch(i):Há quanto tempo pensava em adquirir um mac?

Oldman (o):Sensivelmente desde Novembro de 2006 que me comecei a informar sobre este mundo, curiosamente a minha dúvida foi como conseguir que um programa desenvolvido para o OS X corresse no Windows XP.

i:O que fez decidir-se?

o:Inicialmente fui quase obrigado por causa da faculdade, iria precisar de usar programas que não havia para Windows. Entretanto mudei de “futura faculdade” e já não teria esse problema de ter que usar um mac, mas depois de me começar a informar sobre as várias vantagens do OS X já não queria outra coisa.

i:Qual o modelo? porquê?

Acho que nunca estive tão indeciso na vida como estive durante o tempo em que esperei para entrar na faculdade e ia aprendendo cada vez mais sobre este mundo.

O primeiro alvo foi o MacMini, porque era barato e eu tinha comprado um TFT 17’’ há pouco tempo. Era uma maneira de juntar o útil ao agradável. Depois percebi o quão fraco o MacMini era para o que eu precisava.

Subindo de nível, virei-me para o iMac 17’’ (dos brancos), mas pouco tempo depois houve um forte rumor de que estariam para sair novos modelos com redesign e tudo. Muito me custou, mas esperei até essa data.

As novidades eram boas, o modelo de 17’’ tinha sido substituído pelo de 20’’, não havia dúvidas, era este! Mais tarde meti ao barulho a portabilidade que poderia vir a dar jeito para trabalhar na faculdade. Visto que na altura não havia o Macbook Air (e mesmo que houvesse não o comprava…) tinha para escolher entre o Macbook ou o Macbook Pro.

Depois de muito tempo hesitar entre o iMac 20’’ ou o Macbook Pro 15’’, acabei por comprar este último, a portabilidade ganhou!

i:É utilizador de mac a tempo inteiro?

Não, ainda mantenho algum contacto com o Windows XP.

i:O que o faz manter as ligações ao windows?

Quando preciso de trabalhar nos pcs da faculdade ou quando quero dar uns tirinhos por bootcamp

i:Que aplicações usa normalmente?

Mail, Vienna, Safari, Adium, iTunes, Photoshop, Illustrator e de vez em quando brinco com o GarageBand.

i:Qual foi a sua primeira dificuldade?

O facto de ter uma hierarquia diferente de ficheiros da que eu estava habituado do Windows XP foi difícil de me habituar, e mesmo hoje em dia não me sinto 100% confortável quando preciso de me meter em directórios mais obscuros…

i:Alguma vez pensou que tinha feito asneira da grossa? em que situação?

Curiosamente a única vez que me lembro de ter pensado que tinha feito asneiras foi quando instalei o Windows XP pelo bootcamp (a asneira não era o facto de ter pensado em instalar o Windows ). Mesmo estando com o manual do bootcamp à frente cheguei a pensar que algo ia correr mal, mas não correu.

i:E o próximo computador? será mac?

Com 99.9% de certeza que sim, há certos hábitos que ganhei neste SO que faz com que dificilmente volte a pensar noutra alternativa.

i:Diga uma coisa positiva sobre o sistema…

O exposé e a maneira de lidar com as aplicações abertas são, para mim, dos pontos mais positivos do SO. Falo do facto de não haver uma “barra do iniciar” cheia de janelas abertas, mas sim uma rápida forma de ver que aplicações estão abertas – dock – e o exposé para mostrar todas as janelas activas.

i:… e negativa?

Faz-me falta um atalho como havia no Windows, SHIFT+DEL, para apagar alguns ficheiros sem os meter no lixo, e também uma maneira de apagar apenas alguns ficheiros que estejam no lixo sem ter que o esvaziar.

i:Aconselha os seus familiares e amigos mais chegados a mudar?

Já fiz a minha parte, quase que conseguia fazer um amigo meu fazer o switch, mas é uma espécie de gamer, e preferiu continuar com Windows. De resto, considero-me um mau vendedor

i:E o futuro, o que vai trazer?

O que vai trazer não sei, mas era bom que cada vez menos houvesse o mito de que há sempre grandes incompatibilidades entre o Windows e o OS X, já o ouvi dizer vezes suficientes para achar que pode ser um dos motivos que faz com que as pessoas não pensem sequer em usar outro SO.

Published in Entrevistas

Comments

Leave a Reply