Skip to content →

Aqui estuda-se…

imagem aleatória dos nossos switchers

Se for para trabalho comum (música, fotos, internet, escola) será certamente um Mac, com muito gosto.

  • fotografia do entrevistado
  • Nick: CS.Oyen
  • Outros contactos:
  • Modelo principal:
  • Macbook alumínio (2008)

  • Outros modelos usados
  • 4 computadores em casa… dá para tudo!

  • Software mencionado:
  • Mail, Firefox, iTunes, iPhoto, iMovie, iDVD, Photoshop, Office for Mac, Google Earth, Keynote, WavePad, ScreenFlow, Paintbrush, AppZapper, SpeedDownload, Get Tube, Toast e Norton AntiiVirus for Mac

iSwitch (i):Há quanto tempo pensava em adquirir um mac?

Carlos Silva (CS):Desde que vi um Mac Mini numa revista de informática em 2004 (se não me falta a memória), desde aí foi sempre a pesquisar sobre o mundo Apple.

i:O que fez decidir-se?

CS:Uma má experiência com um pc portátil deu-me vontade de entrar definitivamente neste mundo, e também porque já tinha dinheiro disponível para adquirir um.

i:Qual o modelo? porquê?

CS:MacBook Aluminium 2.0 GHz. Escolhi este modelo porque iria necessitar de um pc portátil que o fosse na prática, não só na teoria. A minha escolha recaiu sobre este Mac principalmente por ser pequeno e leve e também porque na minha opinião é o que conjuga melhor relação entre o preço e as características oferecidas.

i:É utilizador de mac a tempo inteiro?

CS:Não, em casa tenho 4 computadores e, infelizmente apenas 1 deles é Apple/Mac. Na escola só se usa Windows e em casa existem sempre ocasiões em que sou forçado a usar Windows

i:O que o faz manter as ligações ao windows?

CS: Como já referi a escola. Também tenho que considerar os jogos e determinadas aplicações que só existem para Windows. Também existe o facto de estar tão habituado ao Windows que não o conseguiria deixar de usar, porque cresci a trabalhar em Windows, afinal percebo muito mais de Windows do que de Mac OS (por enquanto).

i:Que aplicações usa normalmente?

CS:Costumo usar: Mail, Firefox, iTunes, iPhoto, iMovie, iDVD, Photoshop, Office for Mac, Google Earth, Keynote, WavePad, ScreenFlow, Paintbrush, AppZapper, SpeedDownload, Get Tube, Toast e Norton AntiiVirus for Mac (existem muitas razões para usar esta protecção adicional, uma delas é poder eliminar vírus de Windows no Mac).

i:Qual foi a sua primeira dificuldade?

CS:Ora, a primeira dificuldade … bem é complicado, eu já estava habituado à interface (bons tempos em que ia para a FNAC brincar com Mac’s) mas mesmo assim a principal dificuldade foi habituar-me a fechar efectivamente os programas (afinal não era na “bolinha vermelha” lol).

i:Alguma vez pensou que tinha feito asneira da grossa? Em que situação?

CS:Não. Adaptei-me bem ao sistema.

i:E o próximo computador? será mac?

CS:Depende do uso. Se for para substituir o “Desktop” será um PC “normal” por causa dos jogos e da maior facilidade de upgrade. Se for para trabalho comum (música, fotos, internet, escola) será certamente um Mac, com muito gosto.

i:Diga uma coisa positiva sobre o sistema…

CS:A estabilidade impressionante!.

i… e negativa?

CS:Pela experiência que tive até agora não encontro muitas opções directas para mudarmos certas partes do sistema (por exemplo por a Dock em 2D …), o sistema parece bloqueado propositadamente.

i:Aconselha os seus familiares e amigos mais chegados a mudar?

CS: Depende. Para quem está bloqueado ao Windows (os jogadores…) não aconselho … Para quem quer melhor e com melhor qualidade e está disposto a dar um salto importante, aconselho vivamente.

i:E o futuro, o que vai trazer?

CS: O Snow Leopard está aí … o Windows 7 vem pelo mesmo caminho … Vão ser tempos de transição … Mas serão coisas boas, tenho a certeza. O mercado vai dar um salto, acredito.

Published in Entrevistas

Comments

Leave a Reply