MacDicas – Um podcast de dicas para Mac

imagem aleatória dos nossos switchers

(…)precisava de uma máquina potente,(…)Hesitei bastante entre o Macbook Pro e o iMac mas acabei por me decidir a favor do iMac por causa do seu preço.

  • fotografia do entrevistado
  • Nick: macdicas ou androvski
  • Outros contactos:
  • Contactos disponíveis no novo site do MacDicas
  • Modelo principal:
  • iMac Core Duo

  • Outros modelos usados
  • Software mencionado:
  • Vienna, iTunes, Safari ou o Firefox, rapidweaver, azureus, cyberduck, toast

iSwitch (i): Há quanto tempo pensava em adquirir um mac?

Macdicas (M): Desde que comecei a admirar os iPods. Coomecei a explorar melhor o site da apple e sem querer fui dar á página dos macs. Foi amor à primeira vista!

i: O que fez decidir-se?

M: As opiniões posistivas de todos os users e a primeira vez que brinquei com um numa loja. Foram apenas alguns minutos mas foi naquele momento que pensei: “É isto que eu quero e mais nada!”.

i: Qual o modelo? porquê?

M: Escolhi o iMac Intel (o de primeira geração) porque precisava de uma máquina potente, que me servisse durante algum tempo. Hesitei bastante entre o Macbook Pro e o iMac mas acabei por me decidir a favor do iMac por causa do seu preço.

i: É utilizador de mac a tempo inteiro?

M: Infelizmente não! Ainda tenho que usar windows por questões de compatibilidade embora muito raramente.

i: O que o faz manter as ligações ao windows?

M: Há certas coisas que infelizmente só podem ser feitas em windows. Alguns dos trabalhos escritos que faço têm que ser feitos em windows porque não tenho a impressora ligada ao iMac. É certo que podia exportar para pdf mas perderia muito tempo. Na escola também não existem macs…

i: Que aplicações usa normalmente?

M: Uso o Vienna como Rss reader, o iTunes como player de música, o Safari ou o Firefox como browser, o rapidweaver para criação de sites, o azureus para torrents, cyberduck para FTP, toast para gravar cd’s e muitas mais…

i: Qual foi a sua primeira dificuldade?

M: Foi saber encerrar uma aplicação… Não sabia que ao clicar fechar a janela ela continuava a correr.

i: Alguma vez pensou que tinha feito asneira da grossa? em que situação?

M: Sim. Ao experimentar instalar windows com o bootcamp, não conseguia mudar de OSes porque o boot tinha ficado pré-definido para windows… Na altura pensei que tinha apagado o Mac OS X. Depois fiz alguma investigação no site da apple e lá descobri a tecla que precisava de pressionar para escolher entre os dois OSes.

i: E o próximo computador? será mac?

M: Em princípicio sim. Mas não será tão cedo que sustituirei este iMac…

i: Diga uma coisa positiva sobre o sistema…

M: A intuitividade. É um OS muito simples e fácil de usar, a pensar no utilizador.

i: … e negativa?

M: Hum.. Essa é uma pergunta difícil de responder! O único problema que eu vejo é o facto de haver ainda algum software que é windows-only… De qualquer maneira este problema resolve-se facilmente: Parallels ou Bootcamp.

i: Aconselha os seus familiares e amigos mais chegados a mudar?

M: Claro, claro. Ás vezes é difícil de os fazer mudar de opinião mas faço o melhor que posso. Falo-lhes da segurança, do sistema operativo.. Enfim, tudo que me fez comprar um mac.

i: E o futuro, o que vai trazer?

M: O Leopard. Estou muito curioso para ver como a a apple vai fazer frente ao Windows Vista. As funcionalidades apresentadas na WWDC são muito interessantes, mas acredito que o melhor está para vir. Era muito bom se surgisse algo como fast OS switching. E mais ram para o meu iMac que 512 megabytes é muito pouco!

Leave a Reply