O Mac está pronto para trabalhar com uma rede wireless?

Sim…

E é mais fácil do que com windows.

Qualquer mac (mesmo o mac mini) possui já placa de rede wireless para se criar uma ligação sem fios a outros equipamentos como routers com WAP dos ISPs nacionais ou outros fabricantes com um elevadíssimo grau de compatibilidade, tal como qualquer outro PC. Quer seja um Modem adquirido num kit SAPO ou Clix, quer seja com um router/Wireless Access Point de uma marca reconhecida (Linksys, netgear) a experiência de configurar o MacOSX é como em tudo simplicícima.

Na eventualidade de não possuir um wireless Access Point poderá deslocar-se a qualquer loja da PT Comunicações ou Worten/Vobis ou outra e adquirir um Kit Sem fios do ISP que lhe presta serviço de acesso à Internet, sabendo que no caso do SAPO/Netcabo terá também acesso gratuito nos hotspots (rede wireless pública colocada num local público) da PT Wi-Fi.

A Apple possui dois tipos de Access Point mas que devido ao seu preço quando comparados com os Modems/router/wireless acima descritos no que toca a funcionalidades, pouca vantagem oferece… exceptuado-se a possibilidade de ligar este WAP a uma aparelhagem e se realizar automaticamente o stream de músicas residentes no ITunes dos computadores de rede (que tenham a partilha activada). No entanto a ausencia de um LCD torna esta tarefa um pouco difícil de implementar quando não se está perto do computador.

Dúvida e respostas disponível em:

Qualquer mac possui ainda uma placa bluetooth que permite realizar comunicações com outros equipamentos equipados com módulos desta norma como por exemplo PDAs ou auriculares, sendo que quando emparelhado com um telemovel este poderá funcionar como modem para ligação à internet via o seu operador móvel.

Finalmente todos os equipamentos possuem ainda uma ligação irDa (Infravermelhos) para ligação de equipamentos equipados com módulos desta tecnologia tais como comandos à distância (Apple Remote) ou PDAs.

Leave a Reply