O MacOSX é melhor que Windows?

Sim… e não

Com o desenvolvimento tecnológico de hoje em dia é difícil dizer qual o melhor sistema operativo, sendo que cada um tem as suas vantagens e desvantagens.

O MacOSX é inerentemente mais estável (dependente da utilização que se faz do mesmo) do que windows já que a sua estrutura modular permite uma maior independencia do Kernel (motor) face a erros causados pelos programas instalados. Por outro lado a qualidade das drivers que controlam os diversos compoenentes é assegurada pela Apple, o que implica que todo o hardware funciona em sintonia, sendo menos dado a instabilidades. No entanto esta vantagem torna-se uma desvantagem para o cliente já que é imposssível existir concorrência ao nível do hardware que corra MacOSX, sendo o leque de escolhas e seu preço muito mais controlados.

O windows tem evoluído muito desde que migrou para tecnologia NT longos vão os idos de crashs sucessivos tal como acontecia com o Windows 98. O suporte em tecnologia aberta com possibilidade universal de escolher o hardware pretendido oferce-lhe uma gama de escolhas incomparavelmente diversificada e, claro está mais barata fruto da concorrência do mercado, mas por outro lado impossibilita o controlo de qualidade apertado sobre as drivers nas quais o hardware se suporta, resultando por isso numa experiência sensivelmente mais instável. (que pdoerá ser minimizada com uma escolha criteriosa de hardware com driveres autenticadas e certificadas pela MS- Imposição do windows Vista)

Ao nível de software e face à base instalada do sistema operativo Windows, existe uma maior diversidade e exlcusividade para a maioria dos segmentos de trabalho, que na Apple dificilmente será conseguida, sendo que apenas na área do design e imagem é que os campos estão mais ou menos nivelados face ao registo histórico de preferência deste tipo de profissional.

Vantagens do MacOSX:

– Estabilidade

– Segurança

– Aspecto visual

– Usabilidade

– Ferramentas de gestão de digital life disponíveis out-of-the-box

Vantagens do Windows

– Universalidade de hardware

– Universalidade de Software

– Base instalada de clientes que facilita a resolução de problemas

– Estabilidade (NT powered)

A escolha é pessoal e deverá ser sempre pessoal, temperada com o meio ambiente onde se insere o utilizador. Se as aplicações que necessita apenas existempara windows deverá adquirir um computador com windows, já que o valor poupado poderá ser usado para adquirir o software necessário (já que o valor do computador mac é normalmente mais elevado do que um windows equivalente). Se o tipo de utilzação não se afastar do normal uso de escritório (e-mail, páginas de internet, textos, folhas de cálculo, e a gestão da vida digital- fotos, músicas e videos) a opção por um mac é evidente, face à segurança extra que este oferece, bem como a facilidade de utilização.

No fim de contas é preciso não esquecer que é possível correr windows num computador mac com suporte legal e fácil, mas não o inverso… por isso se a necessidade das aplicações específicas for reduzida poderá sempre fazer reboot ao computador e aceder ao windows, ou se as aplicações não forem muito pesadas poderá usar uma solução de virtualização para correr estas aplicações num Windows(tm) dentro do Mac OSX.

Para ver uma comparação ponto-por-ponto do Mac OSX versus Windows XP (pro e Home) ™ visite o site XvsXP

Leave a Reply