MacDicas – Pesquisar por cores

Uma das funcionalidades menos exploradas do Finder é a possibilidade de atribuir cores aos ficheiros. Com isto queremos dizer, a possibilidade de criar um highlight de uma cor associado a um ficheiro, como uma etiqueta adicional.

A princípio poderá parecer uma triviaidade esta atribuição de uma cor a um ficheiro, mas como veremos mais à frente, esta prática é bastante simpática para quem gosta de ter os ficheiros arrumados por tipo, ou por exemplo por projecto, em que atribui uma cor a cada projecto…

Assim, por exemplo, vamos assumir que todos os ficheiros multimédia (filmes) serão etiquetados com a cor vermelha…

Comece por seleccionar o(s) ficheiro(s) a que quer atribuir uma determinada cor. Depois, faça Control+clique (equivalente ao botão direito do rato) sobre eles e escolha, na opção Color Label a cor vermelha.


1. Seleccionar os ficheiros e aplicar a cor na Opção Color label no menu contextual (Cmd+Clic)

Agora que os ficheiros têm uma cor atribuída, podem ser encontrados numa busca do Spotlight. Para o fazer vá a File e depois escolha Find.


2. Abra a aplicação de pesquisa em File > Find

Assim que apareça a janela de pesquisa, escolha Color Label no segundo filtro, e a cor que usou para marcar os ficheiros. Depois disso os documentos devem aparecer.


3.Lista de resultados exibe todos os ficheiros com etiqueta vermelha independentemente do tipo ou formato

icone do finder

Leave a Reply