Lojamac – The Gimp… píxel por píxel

  • Nome:

    The Gimp 2.2

  • Configuração base:

    No mundo da imagem existem dois tipos principais de ficheiro.

    O ficheiro do tipo bitmap que não é mais do que um conjunto matricial de pequenos quadrados em que cada quadrado possui a sua informação própia de cor, e que quando combinados produzem uma imagem.

    O ficheiro do tipo Vectorial onde a informação de cor e de imagem não é guardada quadrado a quadrado, mas sim tendo por base alguns dos quadrados que a compõem e equações matemáticas para produzir o resultado final…

    Para simplificar e usando uma metáfora Imagine uma estrada… esta estrada poderá ser-lhe descrita metro a metro, ou poderá ser-lhe descrita dizendo-lhe onde fica o ponto inicial e a direcção que ela toma e o seu comprimento…

    Não existe tipo de ficheiro melhor ou pior, Cada um tem uma aplicação específica. Imagine o que seria explicar em equações matemáticas uma fotografia de um famililar seu, ou pelo contrário usar uma quadrícula para apresentar um símbolo de uma empresa que seria redimensionado para caber no variado estacionário da mesma, cartas, envelopes, canetas ou coisas mais pequenas… mais cedo ou mais tarde as quadrículas sobrepor-se-iam e deixaríamos de ter um símbolo legível.

    O The GIMP é uma ferramenta Open Source para tratamento de imagens mais vocacionadas para o primeiro tipo, os Bitmaps. E foi esta ferramenta que a LojaMac fez um ensaio já em Novembro último, na sua versão 2.2 que resumem assim:

    Em resumo: mesmo não preenchendo todos os requisitos para ser considerado um editor de imagem profissional, é um download recomendado a todos aqueles que gostam de fazer edição de fotografia ou que, nunca tendo feito, gostariam de experimentar um programa potente mas sem dispender grande dinheiro. É um bom complemento para o iPhoto.

  • Apresentado em:
  • Retirado em:
  • Aspectos Positivos:

    Gratuito, constantemente actualizado, potente, com muitos filtros disponíveis, existente gratuitamente para todas as plataformas o que permite uma passagem de windows para MacOSX sem qualquer problema

  • Aspectos Negativos:

    A sua interface poderia ser algo melhorada, depende ainda do X11 exigindo a sua instalação a partir do DVD do sistema operativo, bem como implica a utilização dos shortcuts de teclas habituais no windows, com o uso da tecla CTRL em vez da maçã…

  • Modelo comparativo:

    Photoshop CS3

    Não é uma comparação justa face ao preço de cada uma, mas face à sua crescente utilização em ambiente profissional para a edição de imagem mais simples, são muitas vezes comparadas.

Links úteis:
Fotos:

Gimp editor de imagem área de trabalho área de trabalho

2 thoughts on “Lojamac – The Gimp… píxel por píxel

  1. Pois… pior pior é que no meu Leopard num funciona… diz que tenho que instalar o X11 quando ele já lá está!!! É este programa e o inkscape…

Leave a Reply