Lojamac.com – Airport Extreme e Airport Express

  • Nome:

    Lojamac.com – Airport Extreme e Airport Express

  • Configuração base:

    “Nos dias que correm, um dos melhores presentes que se pode oferecer a um Mac (ou a um PC) é uma rede sem fios fácil de configurar e de utilizar.”

    Começa assim mais uma excelente review da LojaMac desta vez da parelha de Airports da Apple, a Airport Extreme e a Airport Express.

    vista de frente

    Com estes equipamentos conseguirá montar uma rede wireless doméstica sem qualquer complicação ou necessidade extra de conhecimentos de tecnologês.

    4 Portas Ethernet, porta USB e a norma pré-n conferem ao Airport Extreme uma expansibilidade única por um preço simpático de um equipamente de última geração.

    Quanto ao Airport Express destina-se “simplesmente” a montar uma rede wireless e partilhar alguns equipamentos USB, deixando de lado as portas Ethernet ou a nova norma 802.11n.

  • Apresentado em:

    01/03/2007

  • Aspectos Positivos:

    Facilidade extrema de configuração não só da rede em si como também das permissões para cada computador ou equipamento que tenta aceder à mesma, inclusivamente com controlo de horário.

    Grande capacidade de gestão de acessórios como partilha de um disco USB ou uma impressora (ou ambos caso os equipamentos permitam o daisy chain)

  • Aspectos Negativos:

    O atraso na ratificação da norma 802.11 n levou a que a Apple lançasse um equipamento assente especificação que não está finalizada. Apesar de não se esperar grandes alterações, e os novos chips poderem ser rapidamente reprogramáveis, esta aposta poderá causar alguns embaraços a utilizadores com reduzidos conhecimentos na área. Diferentes equipamentos de outras marcas que recorram a outras especificações aproximadas poderão não funcionar correctamente ou usar todas as capacidades da rede.

    Logo 802.11 n

    Se pretende apenas substituir a sua rede wireless por algo mais recente e com o símbolo da maçã o nosso conselho é que aguarde mais um pouco. Durante o ano de 2007 esta especificação passará a norma de juris e aí terá a certeza de compatibilidade com todo e qualquer equipamento que use a mesma norma.

  • Modelo comparativo:

    Wireless-N Broadband Router (199€ na Fnac)

    Switch Ethernet de 4 portas

    Tecnologia MiMO

    Encriptação 256 Bits

    SPI Firewall

Links úteis:

LojaMac
Post LojaMac aqui referenciado
Página oficial do produto na Apple
Página oficial do produto na Apple IMC

Fotos:

Caixa do Airport Extreme

Leave a Reply