Ficheiro Universal? Isto quer dizer que corre em windows e MacosX?

Não…

É preciso fazer uma breve introdução histórica…

Antes de 2006 os precessadores incluídos nos computadores da Apple assentavam numa tecnlogia proprietária da IBM/Motorola que era o PowerPC. Esta arquitectura de processamento era em tudo diferente dos processadores propostos no reino do X86 pela Intel e os seus concorrentes.

Como tal, software desenvolvido para processadores X86 precisava de um layer emulador para a plataforma Power PC para correr. Este era o caso de quem precisava correr windows num mac, que necessitava de uma máuqina virtual que emulasse um ambiente de processamento X86.

Em 2005 a Apple anunciou o início de uma nova era, a da substituição dos PPC por X86. Os primeiros padeciam de alguns problemas técnicos que os impossibilitava na altura, de atingirem a dimensão e nível de dissipação de temperatura necessária para equipar toda a linha da Apple e como tal, os portáteis (gama em que mais se notava) haviam estagnado no PowerPC G4, enquanto que as linhas de desktop, com mais espaço e mais ventilação iam já nos múltiplos processadores power PC G5.

Assim numa comparação forçada seria o mesmo que dizer que nos desktops poderíamos ter qualquer processador mas nos portáteis só poderiamos ter Intel Pentium 3 (nota engraçada: os modernos processadores Core assentam no Pentium 3 tendo-se descontinuado o desenho do Pentium4).

Ora nesta fase de transição de PowerPC para X86 a Apple precisava de dotar os seus clientes antigos da certeza que continuaria a haver software para eles… enquanto que facilitava a vida aos gurus do desenvolvimento para a dopção da nova plataforma de processadores.

Assim surgiu o formato universal que é uma coisa muito simples…

A empresa de software cria um programa na linguagem de programação da Apple e na altura de “compilar” e fechar o programa decide se quer só para uma plataforma ou para as duas… ao optar pelas duas plataformas criam-se dois conjuntos de ficheiros que são depois gravados num cd… um conjunto é optimizado para powerpc e outro optimizado para X86.

Quando se insere o suporte físico no computador é automaticamente identificado qual o tipo de processador a usar e instalada a versão correcta

O facto de ser universal permite a instalação em MacosX para PowerPC ou em Mac OSX para X86, mas ao contrário do que se pode pensar dado o nome, não se instala em mais nenhum sistema operativo.

Leave a Reply