Keynote Speach da WWDC 2007 – Hoje!

Bem.. agora que já cheguei a casa e digeri os remarks, assentou a camada de hype e vejo que se fosse a primeira apresentação do Leopard, esta keynote teria sido uma das melhores… Foram apresentadas as funcionalidades verdadeiramente diferentes que se esperava num sistema operativo, demonstrando plenamente as novas capacidades dos motores e plataformas instaladas no Leopard. Coregrafics, Core Animation, brilharam num show magistralmetne orquestrado, dando a pedra de toque em todo o sistema, com bling, transparências e reflexos em todo o lado… e sem se notar atrasos relevantes… (provavelmente em 8 cores nunca se notaria…)

No entanto… soube mesmo a pouco… e bafiento!

Assim sendo vejamos o que foi apresentado:

1 – Novo desktop… com novas funcionalidades, quanto a mim algo duvidosas ou de utilidade reduzida (talvez por ser um heavy user de quicksilver) mas sobretudo mais eye candy.. transparencia no menu de topo (Vamos ver como se porta com os icones third party) e uma dock com um efeito novo de reflexo do que se aproxima… wau!

2 – Coverflow em todo o lado… esperava-se independência de resolução em todo o sistema… em vez disso, um novo finder com uma nova vista já conhecida do itunes, o coverflow, funcionará como um novo “ecrã” para o conteúdo, independente de resolução e conteúdo, conjugado magistarlmente com um…

3- preview avançado (quick look)… ver dentro de cada documento, sem abrir a aplicação é bom… mas não é nada de especial.. pois ver o conteúdo é o primeiro passo… e não o definitivo… ou seja… continuaremos a ter que abrir aplicação em questão para editar o conteúdo…

4- Time machine… pois… esta perdeu a piada toda… assim como …

5- dashboard

6- spaces

7 – ichat

8- core animation

9- 64 bits

10 – blah blah blah whyskas saquetas… blah blah blah…

O Steve errou em não trazer nada de novo, mas acertou no que os developers queriam ver… nada melhor do que Apple developped aplications a puxar pelas novidades para que os developers tenham novas ideias das capacidades das novas ferramentas…

Quanto à abertura do Iphone a third party apps… deixem-me rir… o homem teve alguma razão e até demosntrou a coisa a funcionar… mas quem é que quererá navegar numa lista telefónica web based quando custa mais caro encontrar um contacto do que telefonar para o mesmo?!?!?

Steve… o pessoal queria era conteúdo que se pudesse instalar… pois páginas da net… qualquer front page cria uma!

Para nós, comuns dos mortais, o desejo por coisas novas físicas e palpáveis focou-nos no hype de algo que realmente esperamos… que é máquinas novas, conteúdos palpáveis no imediato… daí ter sido uma Keynote modesta… tristonha até… apresentou algo já conhecido como novo, que ainda por cima não está disponível para já… e ainda por cima, condenou as grandes mudanças que se esperava dessem vantagem real na guerra com o vista, que se queria realmente inovador… System wide… Independência de ecrã, e uma nova metáfora para o desktop… ela chegou… mas numa forma já conhecida, “antiga” e disponível.. mesmo no windows! 

Leave a Reply