- Nome:
Yojimbo- Arrumar organizando, para mais tarde consultar
- Configuração base:
Introdução
Numa altura em que os computadores são cada vez mais utilizados como depósitos de informação, como bookmarks , PDFs e notas, surge a necessidade de organizar toda esta documentação. É aqui que entra o Yojimbo: uma simpática aplicação desenvolvida pela Bare Bones Software (39$) que permite organizar e categorizar PDFs, bookmarks, serial numbers e passwords, páginas web e também notas. Tornei-me fã deste programa recentemente; porém, familiarizei-me rapidamente com a sua interface intuitiva.
Interface
O Yojimbo organiza a sua informação por colecções ou por tag colections, organizando-as na sua sidebar. É também possível adicionar tags e labels aos itens, através do Inspector e da Toolbar, respectivamente. As tags são essenciais quando se tem uma library extensa, já que facilitam a pesquisa através da search box, enquanto que as labels são importantes para organizarmos diferentes tipos de informação (shopping, personal, etc). Para além disso, podem-se criar tag colections através do botão New da toolbar. Este tipo de pastas, semelhantes às smart folders do Finder, permitem organizar itens com características comuns, neste caso as tags. É natural que haja informação que queremos manter protegida. O Yojimbo facilita essa tarefa através da opção embutida para encriptar PDFs. Para utilizar esta função basta configurar a password do Yojimbo através das preferências
e depois clicar no botão “Encrypt”, disponível no menu do item.
1. InterfaceAdicionar Itens à Library do Yojimbo
Os criadores do Yojimbo, fizeram com que fosse muito fácil de adicionar itens à lybrary do Yojimbo. Há, basicamente, 4 formas de o fazer:
-Através do próprio programa, carregando no botão “New” da toolbar.
2. Barra de Ferramentas-Através do painel Quick Input (pode ser invocado pressionando F8). Este painel é bastante poderoso, na medida em que podemos criar um item facilmente e atribuir-lhe tags.
3. Etiquetagem de conteúdos-Através da drop dock, que se instala discretamente num dos cantos do ecrã. Na minha opinião esta é a melhor forma de adicionar items às colecções, porque não interfere directamente com o que estamos a fazer: simplesmente arrastamos um ficheiro para a dock e escolhemos em que a colecção a queremos colocar.
4.Doca específica do Yojimbo para onde se deve arrastar o conteúdo-Transformar um documento que esteja noutra aplicação (ex: TextEdit) em PDF e salvá-lo para o Yojimbo, indo a File>Print>PDF> Save PDF to Yojimbo.
Conclusão
O Yojimbo é um programa extremamente fácil de usar, e funciona bastante bem para o uso que lhe dou: basicamente “atirar” toda a minha informação preciosa, que seja um bookmark de um site que achei interessante ou um Serial Number, para a lybrary. A drop dock, que pode ser colocada em qualquer parte do ecrã, não interfere no workflow do utilizador, tornando esta aplicação ideal para a realização de pesquisas. As tags, labels e flags contribuem para que a organização seja mais fácil de organizar e encontrar. A possibilidade de encriptar PDFs é também bastante útil para guardar informação sensível.
Há poucos defeitos nesta aplicação, no entanto, aquele que salta mais à vista é a falta de suporte para outro tipo de ficheiros, como áudio, ou mesmo vídeo.
- Apresentado em:
- Retirado em:
- Aspectos Positivos:
– Fácil e intuitivo,
- Aspectos Negativos:
– Não funciona com outro tipo de ficheiros como audio vídeo, ou simples imagens.
- Modelo comparativo:
Devonthink, Journler ou Voodoopad