• Nome:

    Apple IWork 08

  • Configuração base:

    De 18 em 18 meses (tipicamente a acompanhar o lançamento de um novo sistema operativo) a Apple renova as suas linhas de aplicativos domésticos, sendo elas o iLife, pacote multimédia, e o iWork, o pacote de trabalho.

    Se o iLife08 ainda não tive a possibilidade de experimentar, já que cá ainda não chegou, a Apple disponibilizou desde já o iWork08 para download, estando disponível para 30 dias de utilização, tal como vem disponível com um novo computador.

    selecção da versão de teste
    1. Seleccionar a versão de teste

    Se o Pages (editor de texto vocacionado para a paginação) aparenta poucas alterações (e para alguns leitores apontam-se os mesmos erros na dificuldade de inserção de fórmulas matemáticas ou de notas de rodapé), tal como keynote apenas com templates renovados e uma ou outra novidade, a grande surpresa (ou não- vejam data do post da Tuaw) foi a introdução do “Numbers”.

    Apelidado pelo Steve como “ a folha de cálculo para o resto das pessoas (nós)”, esta aplicação, apesar de ainda numa primeira versão, sem grandes funcionalidades extraordinárias, surpreende logo pela frescura da aproximação que ela usa.

    Em vez de apresentar uma tabela única por “folha”… apresenta uma folha em branco onde o utilizador pode incluir as sheets que pretende. Parece estranho, mas se imaginar a coisa como uma folha cujo objectivo final é a impressão, percebe logo as vantagens que esta aproximação trás:

    Primeiro, cada tabela inserida na folha é uma worksheet. Segundo, cada tabela é independente, ou seja, se colocar uma tabela sob a outra numa página e alterar a largura das células da tabela superior, a debaixo não será desformatada. Finalmente cada tabela é interpretada como um objecto que pode ser livremente arrastada para qualquer ponto da folha com um simples drag sem perder qualquer formatação.

    Duas tabelas independentes no Numbers
    2. Duas tabelas independentes no Numbers

    Recebemos logo de uma série de pessoas algumas queixas de ser impossível usar macros, de não ter tantas funções disponíveis para cálculos avançados, etc. Mas na realidade, esta folha de cálculo prima mesmo por isso. É uma simples folha de cálculo… simples e acessível para o comum dos mortais… liga-se o Numbers e “it just works”… para quase toda a gente!

  • Apresentado em:

    07/08/2007

  • Retirado em:
  • Aspectos Positivos:

    – Nova aproximação às folhas de cálculo com uma onda de frescura impressionante.

    – Novos templates para as restantes aplicações

    – Change tracking para o pages e compatibilidade com novos formatos do MS Office 2007

    – Instant Alpha channel para o keynote que permite limpar uma imagem do seu fundo para se inserir melhor numa apresentação

  • Aspectos Negativos:

    – Poucas funcionalidades no numbers (não conseguimos trabalhar com um .csv, apesar de importado apenas reconheceu as linhas e não as colunas)

    – Mantém-se a dificuldade de inserir formulas no pages tal como notas de rodapé

  • Modelo comparativo:

    Oppen Office / Neo office – gratuito, mas identico ao Office da Microsoft… inclusivamente ao nivel de funcionalidades desnecessárias.

Links úteis:
Fotos:

Leave a Reply