RiftVault – encriptação de conteúdos

  • Nome:

    RiftVault

  • Configuração base:

    Eu gosto muito de eye candy

    A sério…eu optei pelo Mac OSx pois quase todas as aplicações têm um sentido estético muito apurado, um grafismo “educado” e uma integração absoluta com o sistema operativo.

    Mas também há os “Pimp My Ride” dos softwares… e o RiftVault é um deles.

    Explicação

    Um software de encriptação de informação pressupõe desempenhar uma função que é securizar, utilizando uma formula matemática, um algoritmo, o acesso a toda e qualquer informação que o utilizador pretenda. É como um cofre forte onde uma password de utilizador desbloqueia o acesso a todas as coisas que lá estão dentro… quer seja uma combinação username/password, quer seja um ficheiro.


    1.Interface de acesso

    O Mac OSX já tem programitas para ambas as coisas. Para passwords usa o KeyChain, e para encriptação de ficheiros, usa um programa chamado FileVault, mas no entanto se o segundo peca por não possuir os mais modernos algoritmos, a primeira peca por não ter uma interface bonita… Ela simplesmente recolhe as informações que vão sendo inseridas pelos programas que lhe acedem, por exemplo FTP, os browsers, o e-mail, e guarda lá toda a informação que vamos adicionando em lista, tipo Finder…

    Claro que esta integração tem a vantagem de se arquivar automaticamente as passwords à medida que vão sendo usadas, isto sem se ter que abrir uma nova interface, um programa adicional…

    Core Graphics Galore

    Foi então que a Rift resolveu colmatar esta pecha… adoro esta palavra.

    Criou uma aplicação fabulosa que tanto guarda palavras chave como dispõe de áreas acessíveis por drag’n’drop para arquivo de ficheiros de forma encriptada… (ainda não disponível). Com a disposição e os comandos habituais das várias aplicações do MacOSX, é possível navegar, pesquisar, criar e arrumar todas as nossas informações confidenciais de uma forma fácil, racional, e eficiente.

    Posso mesmo dizer que é um programa 5 estrelas… ou melhor… 4 estrelas e meia…

    É que está lá tudo… até demais. Adoptaram tantas mudanças radicais de aspecto que criaram um monstro visual, de gosto muuuuuuuuuuuuito duvidoso… diria que ao verdadeiro estilo das séries americanas “pimp my…”.


    2.Interface principal

    Um fundo cinzentão a imitar um cofre forte, icones enormes, diria mesmo gigantes, que ocupam tanto espaço no ecrã que acabam por não deixar ler os nomes de cada entrada, e o novo aspecto “preto” dos “inspectores de detalhe” a seguir a mesma linha das novas interfaces full screen da Apple, mas aqui mal aplicado já que nem todo o ecrã fica a preto, causando muita confusão visual e bugs à mistura (aqui a caixa de confirmação de apagar aparece por baixo do inspector onde se deu a ordem, sendo por isso impossível confirmar o comando).


    3. Confusão visual por causa das transparencias

    Eu diria… tinha tudo para dar certo mas o exagero de alguém… estragou tudo… tentaram cruzar uma aplicação que eu detesto (delicious library) que apenas existe para me lembrar das coisas que eu tenho e que emprestei a alguém mas que, por não a actualizar não sei a quem foi – apesar de amar a forma como usam a camara para ler os codigos de barras) com um gestor de informação como o yojimbo, exactamente como a Tuaw a definiu.


    4. Depois de cheia, e sem ver os nomes torna-se difícil encontrar o que se pretende

    Claro que isto não torna a aplicação má… de todo… é espectacular a forma como gere tudo oferecendo uma sensação de segurança acrescida, mas falta-lhe integração visual com o resto do sistema, e falta a integração com sistema, por exemplo importando as informações do keyChain logo lá para dentro, para não ter que carregar tudo outra vez.

    Atenção, que Isto é uma versão Live Preview da mesma, e não sendo a versão final somos relembrados disso em alguns sítios da aplicação, por exemplo por funcionalidades inactivas ou placas a dizer “brevemente”

  • Apresentado em:

    Beta

  • Retirado em:
  • Aspectos Positivos:
    • Algoritmos de encriptação
    • Arrumação dos conteúdos segue as normas das aplicações Apple.
    • Tudo o que é secreto arrumado num sítio só
  • Aspectos Negativos:
    • Ya bitchin interface yoooo
    • Totalmente independente do KeyChain, o que inviabiliza o uso, por exemplo do .mac para backup
  • Modelo comparativo:
Links úteis:
Fotos:

Leave a Reply