Bem… depois da bomba do lançamento do iPhone anda tudo um pouco parado na expectativa do que vai acontecer a seguir.
Os rumores são contraditórios, apenas se sabe que vai aparecer algo de novo, e que as margens vão baixar de propósito nos produtos da Apple. Sabendo que a quota de mercado da Apple está a crescer sustentadamente, dificilmente se percebe esta tirada estratégica da marca da maçã… a não ser…
Vem aí Bomba!…
Hoje em dia o mercado que mais mexe é o dos Eeepc. A Intel tem os novos ATOM em linha, e é como a Apple diz, um negócio de esmagar margens usando computadores e capacidades “reduzidas”…pouca memória, pouco disco, plástico em barda, ecrã pequeno e com pouca definição, placas de vídeo integradas, som stereo e..e …
No entanto o MB Air vende que nem pipocas, e um “Eeepc-like” baratucho, com poucas portas e com um monitor de 10’’ será um directo concorrente do MB Air em termos das principais diferenças face à concorrência… preço, peso, design e exclusividade.
Então o que raio se passa? Ninguém sabe… eu aposto em algo diferente… um Internet device que não será mais do que um Ipod touch com o dobro do tamanho de ecrã, com a definição numa proporção directa (dobro) e um processador mais puxadote… Assim usa-se o sistema operativo que funciona, que suporta optimamente o OpenGL, API de programação 3d universal, um hardware com um ano e meio de testes, com algumas (poucas melhorias), puxa-se pela App Store, o Mobile Me…
A minha aposta é:
A consola portátil da Apple … N-gage / PSP / Nintendo DS… take care!
Não é um grande segredo pois a Apple já registou a patente para esta aplicação (jogos) já lá vai um aninho… sendo esta que suporta os jogos no iPhone… pois está na hora de usá-la intensivamente!
E você? o que acha que é?
Acho que tens razão e concordo contigo. A Apple tem de fazer frente com um Air ainda mais pequeno agora uma espécie de iPhone/touch maior não me parece grande ideia por ser tão limitado.
Agora uma variante MacBook Air com monitor menor e preço de combate seria mais bem aceite (teria um porta USB) e já faz muita gentepoder fazer muito nele. muito mais que os touch…
Mas aí vais canibalizar a tua coqueluche que é o MB Air.
Este corta no hardware em virtude da sua portabilidade, peso e aspecto.
Se vais criar algo mais barato, e portátil com cortes idênticos de hardware… estás a dar um tiro no MB Air, e de caçadeira de canos serrados!!!
Por outro lado se fazeres crescer o ipod Touch… matando o produto existente… (que como sabes não foi actualizado a nível de interiores)… Aí sim…terás algo que oferece mais do que o iphone para multimedia/internet device, e bastante menos em termos de posicionamento VS MB Air!
É que hoje em dia o Ipod Touch tem muito pouco a oferecer face ao iPhone, e o seu preço nem foi actualizado face ao corte do preço do iPhone 3g. A única coisa que tem melhor são os 32 Gb de espaço!
OK. Entendo-te mas não desprezava uma linha de MacBooks Air, tipo um com 13” e outro com 9/10”.
O mais fraco até poderia nem ter a retroiluminação do teclado (à lá MacBook) e usar um processador menos potente que o Air.
Assim notar-se ia evolução e opções de es]]>
Afinal são os portáteis os computadores mais vendidos e um assim tão pequeno e leve iria ter adeptos.
Um touchpad não tem a mesma categoria e capacidades como um full-computer (para editar documentos Office e outros, manusear PDFs, enviar e-mails com vários anexos (o iPhone só manda um num e-mail -que eu saiba), fazer downloads, instalar aplicações, etc…).
Obs: Eu tenho um iPhone e já percebi que ele é um reader principalmente mas que consegue fazer várias porque o espirito deleé ser uma perfeita extensão de um Mac (especialmente quando ele é um desktop).
A ideia de um touchpad maior parece interessante mas não sei…
O meu comentário é a pensar na gama dos mini-computadores…
Se a ideia é ser uma consola de jogos a coisa muda de figura e o tal gadget touch talvez faça sentido para ser uma consola com as funcionalidades de um ipod touch…
E se eles lançassem ambos?
Isso é que era mesmo bom!