Sushi Alentejano

Interrompemos estas férias para falar um pouco do meu jantar de hoje… mas primeiro uma pequena introdução…

O Chef Eduardo Guerreiro trabalhava num Hotel, onde aprendeu os truques do seu ofício, até que, farto da falta de identidade e da hegemonia corporativa, do horário e da obrigação laboral por conta de outrém, resolveu abrir o seu próprio restaurante.

Escolheu um sítio central, na rua de São Sebastião da Pedreira e montou um pequeno local, só para conhecedores, onde servia “menus” de boa cozinha portuguesa, simples mas animada e regada por uma sangria do melhor, e terminada por um pijaminha de sobremesas que… sem comentários. Não era nada mau, para uma casa com uns 20 lugares onde, por várias vezes (não sei se até seria uma norma), o fui encontrar por lá a fazer de Chef, de Maitre, de Garçom, e de mulher de limpeza. O homem fazia tudo naquela Primeira Sinfonia (era o nome do restaurante)

Com o advento do Fast Food de qualidade, a saladinha gourmet, o hamburguer not so fast food o negócio não ia pelo melhor. Sempre que me apetecia uma refeição completa passava por lá, uma jantarada, ou um almoço com conversa, e a história era sempre a mesma… “ a coisa vai mal, ninguém tem tempo para comer tradicional, blah blah blah… mas tenho uma novidade interessante a caminho”.

Nunca explicou bem o que era… mas agora já se sabe…

Numa rua a descer, onde para baixo do Eddy’s Kitchen (novo nome do restaurante) fica um dos melhores restaurantes Japoneses de Lisboa na relação preço qualidade (o Assuka que eu muito adoro pelo seu maguro tataki e pelo melhor tonkatsu que já comi… acompanhado com uma salada com segredo), o Sr Eduardo juntou o que melhor sabe fazer- a cozinha tradicional portuguesa, a uma arte milenar de preparar comida – a cozinha tradicional Japonesa, e assim temos uma verdadeira fusão ternamente apelidada de: “Sushi Alentejano”!

Não consigo reproduzir aqui toda a ementa, mas ele há de tudo: desde o sushi de camarão com coentros, ao sushi de javali com abacate, passando pelos nigiris de carapaus alimados, e pelo fabuloso sushi de jaquinzinhos ou pelo mais leve de pepino com torresmos.

Em doses de 4 ou de 8, em preços que não são baratos, mas também não assustam (comi 16 rolinhos de sushi, mousse de after-eight, bebida e café Nespresso por 14€), tudo com uma apresentação de mâitre de hôtel!

Além da comida ser boa, diferente e interessante, só posso dar os meus parabéns ao Sr Edu pela renovação fantástica do seu modelo de negócio, e fazer a única coisa que posso fazer para o ajudar… passar palavra… que pelo que vi hoje de noite, com casa a meio gás mas cheia de gente satisfeita… cheira-me que não vai precisar assim de tanta ajuda minha!

Sushi Alentejano:

Rua São Sebastião da Pedreira n.º 109, 1050-207 Lisboa

Tlf: 21 245 05 05

TLM: 93831591

e-mail: eddyskitchen@gmail.com