Sempre achei a IOMEGA inovadora… aquela disquetezita rígida que eles tinham fazia as delícias de muitos gestores de TI que procuravam uma solução de backup… e não tinham escudos para comprar soluções opticas de backup.
Agora, com os discos rígidos externos a IOMEGA tem conseguido manter uma edge na competitividade dos preços, conseguindo sempre apresentar novidades interessantes…
E agora, temos os NAS…. Soluções de armazenamento, existentes numa rede, que fazem de “disco usb”, com mais qualquer coisinha…
– Servidor de ficheiros;
– Servidor de backups time machine;
– Servidor multimédia (dlna e Itunes);
– Servidor de impressão;
– 3 portas USB para ligar equipamentos;
– Cliente de Bit Torrent
– E este trata de… sincronismo de ficheiros entre computadores! Definem-se quais as pastas a manter síncronas entre dois computadores… e ele trata de tudo (Exige software próprio, claro).
e isto tudo por: € 249.00 com 1 TB de capacidade… LOL… as coisas estão a aquecer!!!! Bai bai Mac mini!
A Iomega já tem isso há algum tempito…
Parece ser, no papel, um produto á maneira.
Já estive para fazer alguns posts sobre alternativas media center, que passava pela PS3, mac mini e também por estes Home-servers tanto da Iomega como o da HP (a torre com CPU e tudo, que também é bué de interessante). Só que desisti: não tenho os skils necessários para estar a opinar sem de facto saber bem de tudo isso.
Sim, tens toda a razão… mas os preços têm sido todos ridiculamente altos…
Tenho preços de referência de NAS em tudo semelhantes que custam cerca de 400€ sem o disco…
O modelo anterior não deixava substituir as drives e não tinha servidor WEB.
Cumulativamente este bicho consegue ainda “ler” conteúdos de discos externos formatados em NTFS, que acaba com algumas complicações de ficheiros >4GB num ambiente multiplataformas…
E mais… que mimo… transferes um ficheiro do tipo .bittorrent de um telemóvel para lá via Bluethooth… e ele começa a sacar… no questions asked…

Ligas uma máquina fotografica externa via usb… e ele descarrega… no questions asked…
Mais ainda… permite JBOD… Just a bunch of disks… que não é mais do que meter discos de tamanhos diferentes, e agregá-los numa única entidade lógica… Antes com RAID 0 tinhas que ter sempre dois discos iguais!
Não quero de modo nenhum armar-me em espertalhão, mas parece-me que estão a confundir alhos com bogalhos.
Esse brinquedo não é mais do que um disco de rede, que continua a precisar de um Macmini ou de uma Ps3 para tocar os ficheiros.
Se quiser os meus conteúdos a tocar na tele]]> Muito simplesmente, em vez de agarrar o disco a uma máquina, liga-se ao router.
Pfff, grande vantagem.
Está certo que, assim, se disponibilizam os conteúdos numa rede com as máquinas desligadas, mas é só aí o ganho.
Mas e as desvantagens?
E a velocidade de acesso, meus amigos?
Nunca experimentei um Nas, mas já testei um Ndas e sabem onde é que está agora?
Ligado por FW400 a um computador, a fazer backpup’s.
Porquê?
Porque a velocidade de acesso é uma grande tanga.
É muito, muito mais rápido disponibilizar ficheiros ligados por USB a uma máquina da rede do que aceder a um disco de rede.
Então se a ligação for FW800 a diferença é avassaladora.
Streaming de video com um disco de rede, mesmo com Gigabit, é para esquecer.
Penso eu de que.
(João, não vejo nenhuma vantagem no JBOD sob o Raid0.
É certo que permite a utilização de discos de tamanho diferente, aproveitando a sua capacidade máxima, resultante da soma das várias unidades (30+10=40), enquanto que, no Raid0 apenas se aproveita a soma da capacidade da unidade de menor tamanho (30+10=20), mas o certo é que não há qualquer ganho de desempenho, que, a meu ver, é a principal vantagem da união de dois discos numa única unidade lógica)
(E NYC, para quando é? Que inveja!)
Boas. .. em directo de NYC! Como já disse eu já tenho a ps3 e uma rede gigabit, apenas preciso de algo com baixo consumo que faça o host dos ficheiros. Quanto a stream já fiz várias vezes para a ps3 a partir do MAC e em WiFi e nunca tive problemas!
Jbod é mesmo só por isso dos discos com dimensão diferente. Pode-se aumentar a capacidade sem ser necessário comprar 2 discos de cada vez.
Também procuro uma solução identica, sendo que quero também partilhar o que tiver em rede não só com macs mas também pc’s (e quem sabe fazer o backup de mac – timemachine e do pc)
Será que isto me ajudava? Até saiu agora um mac mini server, mas o preço é puxado, por outro lado é osx…. raios!
Boas!!
Sim, esta solução funciona para os dois lados… para windows e para mac… é mesmo o princípio base do funcionamento de um NAS… é ser uma unidade de rede com inteligência suficiente para gerir os seus conteúdos.
O Mac mini com servidor também me parece uma boa opção, mais aproximado de um home server, que por ter o OSX Server é muito interessante… mas é caro quando comparado com estas soluções…
mas estou de olho nisso também… agora o novo imac de 27’’ nham nham… tchau televisão!