MAC OSX Server – dúvidas, dúvidas, dúvidas.

Bem… para os gurus o OS X server.

Arrnajei uma cópia daquelas de teste, e estou a avaliar o custo benefício desta solução para o meu mini.

Confesso que não li nada sobre o assunto, e fui confiante que o meu conhecimento da coisa e a típica facilidade de uso do MACOSX… no fundo no fundo.. queria apenas dizer… estive lá.

A instalação foi super fácil. A configuração inicial, super fácil. Rapidamente criei uma conta de user normal, e tinha (para meu espanto, pois pensei que não seria assim) todas as ferramentas do MAC OS X de cliente disponíveis… inclusivamente o Front Row…

… Consegui o básico sem problemas… home sharing no itunes, AFP (servidor de ficheiros), e a minha querida área de backup de time machine.

Depois comecei a querer esmiuçar a coisa.

Para já deparei-me com uma situação caricata. Um vizinho meu tem um linksys aberto para quem quiser. É coisa rara hoje em dia, e, ao contrário do que se pode pensar… é um problema. É que sobrepõe-se sempre À minha ligação doméstica, e a gama de IPs é totalmente diferente… Já tive na consola de gestão do linksys do vizinho, usando a pass habitual admin/admin, mas contive-me de lhe dar uma valente dor de cabeça desligando o wireless ou metendo uma pass…

Depois de lutar com problemas em detectar o servidor (tinha-se ligado à rede errada), criei um novo “local” nas prefs das connections, alterei o IP para ser fixo, na máquina e no router. E pronto… começou a dor de cabeça. A partir daí nunca mais consegui ligar a coisa. Ora era detectava, ora não… resolução… em vez de criar um novo local… tive que copiar o existente (DHCP) e alterar para IP FIXO… ufa

Depois vem a gestão remota…

– O Transmission tem um servidor HTTP para fazer gestão remota… não funciona… tenho que mexer nas portas

– O Iphoto para o qual exportei/importei as fotos… não guardou um único metadado

– Reparei que a imagem não estava bem dimensionada, o habitual de ligar a uma televisão… foram mais de 2 horas a mexer, a alterar, a brincar com as definições, a procurar hardware… a procurar software… até que peguei no comando da tv… e alterei o racio de apresentação… NOOOB!

– Acesso remoto- Pelo que tenho lido o acesso remoto exige uma ligação ethernet pois está associada sempre ao mac adress da eth0. Alguém me confirma isto?!?!

Continuarei a postar aqui o que fiz, e o que vou fazendo…

Para já, estou super satisfeito… foi um bom Natal!

3 thoughts on “MAC OSX Server – dúvidas, dúvidas, dúvidas.

  1. Olá João,

    Depois responderei com calma seu post, mas desde já posso dizer com toda a certeza que a causa das falhas no Server foi o uso de IP dinâmico (DHCP) e em seguida a alteração do Location, que por consequência alterou também o IP. O Mac OS X Server definitivamente “não gosta” de ter seu IP alterado… Sempre haverá problemas se isso for feito sem o devido cuidado. Se você quiser posso tentar te ajudar por email.

    Um abraço e feliz 2010!

  2. Rodrigo! Muito obrigado… como disse no post, depois acabei por conseguir resolver, copiando o local com DHCP, e alterando depois o ip para fixo, em vez de começar com um novo de raiz. Creio que as definições dos servidores DNS passados pelo router perderam-se na criação de um novo local, e como tal o tresto empancou.

    Agora estou com outro problema… o computador abrandou…ficou lentinho… tive que fazer restart à bruta… e desde então… não ligou mais….

    disks02:I/O error.

    Já corri todos os truques para tentar recuperar a coisa… mas não deu nada… não há avaria do disco, mas a instalação ficou corrompida.:(

    Já tinha pensado em reformatar tudo, até porque quero criar uma partição extra no disco para a pasta Home e share… mas parece-me que a ideia não é grande coisa em termos de facilidade de implementação.

    Provavelmente vou é meter symlinks a apontar para a tal partição extra…

    Obrigado e bom ano!

  3. I/O error em geral é falha no HD. Tente usar alguma ferramenta de verificação de superfície como o Tech Tool Pro.

    Mudar o home folder não é aconselhável, mas é possível sem precisar de symlinks, basta acessar as opções advanced clicando com o botão direito em cima da sua conta de usuário em Accounts, System Preferences.

    Acho uma boa idéia, você formatar e reinstalar o server com IP fixo dessa vez, para evitar problemas futuros.

    Feliz 2010!

Leave a Reply